header-photo

História

Banda Operária Torrejana

 

     Não há dados concludentes sobre a data da sua fundação.

     A primeira referência data do ano de 1821, mais propriamente em 21/10/1821, com a sua participação numa manifestação de regozijo, na então “Vila de Torres Novas”, decorrente do 1º aniversário da entrada em Lisboa da Junta Provisional do Norte, constituída após a revolução de Agosto de 1820.

     Inicialmente criada pelos operários da fabrica Companhia Nacional de Fiação e Tecidos, hoje já não tendo ligações à fabrica continua com o mesmo nome; BANDA OPERÁRIA TORREJANA.

     A vida desta Banda tem sido um mar de tormentas, onde se destaca um incêndio que em Fevereiro de 1991, praticamente destruiu o seu património, no Palácio D. Manuel, propriedade da Câmara Municipal de Torres Novas, que lhe serve de Sede.

     Renasceu das Cinzas, graças aos apoios então conseguidos, de varias instituições oficiais, que promoveu a reestruturação doa banda. Hoje em dia participa em muitos eventos de projecção cultural que dá a esta colectividade cada vez mais força para continuar a promover a música na sua  Região.

     Actualmente a escola de Música e a Regência da Banda Operaria Torrejana encontram-se sob a experiencia de António Chora.